Secretaria de Saúde realiza campanha de vacina antirrábica em Pugmil
Publicado em: 15/06/2020 ás 12:04:00 Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Pugmil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Agente de Endemias, realizou uma campanha municipal antirrábica. A campanha é uma iniciativa da SMS a fim de proteger os animais de estimação e de rua.

"Não são apenas os seres humanos que necessitam de cuidados com a saúde. Cães e gatos também precisam de carinho e atenção e por isso essa Vacinação Antirrábica é extremamente importante na cidade", comentou a Secretária de Saúde Marice Rocha.

A raiva é causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Para o médico veterinário, Dhyefferson Tavares, A vacinação antirrábica é projetada para que os animais não contraiam raiva. “É uma proteção para os seres humanos também. A raiva é uma doença que tem grande letalidade com relação ao ser humano, pois praticamente 100% das pessoas e animais acometidos pela doença chegam a falecer, daí a importância de que seja realizada a vacinação anual de todos os cães e gatos", explica o veterinário.