Pugmil realiza caminhada de prevenção e combate à Dengue
Publicado em: 05/12/2018 ás 12:40:00 Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura

Empenhada no combate ao mosquito aedes aegypti, a Prefeitura de Pugmil, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou mais uma ação de conscientização pelas principais ruas do centro da cidade, na manhã da última quinta-feira, 29. A ação contou com a participação das escolas municipais e estadual, e servidores da assistência social e agricultura.

A caminhada teve como objetivo, sensibilizar a comunidade sobre a incidência da dengue e a importância de monitorar os nossos espaços pra evitarmos a dengue e consequentemente a zika e a chikungunya. O período de chuva aumenta ainda mais o número de casos e por isso a atenção deve ser redobrada.

Para a secretária da Saúde, Iralva Sousa Barros a caminhada foi realizada visando minimizar a proliferação do mosquito e evitar o aumento da dengue, além de fazer com que a própria população seja multiplicadora dessas informações.

Para combater o risco é necessário eliminar os criadouros ou modificá-los, impedindo que sirvam para a proliferação do mosquito. Os locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos são: ralos, vasos sanitários de pouco uso, piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado e de geladeira, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas.

A Prefeitura também recomenda que os moradores não utilizem os pratinhos de planta, descartando-os; mantenham garrafas sempre viradas para baixo; guardem pneus em locais cobertos; joguem no lixo todo objeto que possa acumular água parada; e verifiquem se a caixa d’água está bem fechada.