Saúde de Pugmil lança projeto que mudará a rotina diária das gravidas
Publicado em: 17/10/2018 ás 07:21:00 Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Pugmil, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e com o apoio da Prefeitura de Pugmil, iniciou um trabalho belíssimo com as gestantes da cidade, o projeto “ A Caminho da Vida”.  Com encontros quinzenais as gravidas assistem palestras ministradas por médico, dentista, psicóloga, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e assistente social.

Nas reuniões serão abordados temas como o pré-natal; mudanças físicas na gestação; alimentação saudável na gestação e no puerpério; saúde bucal da gestante e do bebê, entre outros.  Estão previstas mais seis reuniões e as atividades com este grupo encerrarão em 11 de dezembro.

A abertura do projeto aconteceu no último dia 29 com a “Conhecendo os direitos das Gestantes” abordados pela Assistente Social do NASF Sonia Lopes.  Já a psicóloga do NASF Karina Tavares reforçou a importância da participação da comunidade e que a equipe está à disposição para orientações e colaboração com as gestantes. Ela também informou que as gestantes participantes ganharão um Book Fotográfico Digital e na ocasião, foi entregue o diário da mamãe, confeccionado pela equipe NASF, onde poderão escrever as potencialidades e desafios, além dos pontos chave das palestras do grupo.

O enfermeiro Ricardo, explicou a importância do pré-natal e fez questão de frisar que que cada gestante ganhará um ultrassom da Secretaria de Saúde de Pugmil. A diretora da Unidade de Saúde, Samara Faria, ressaltou a importância de ser mãe e o laço de amor que é gerando entre a mãe o bebê.

A gestante Lissandra Moreira explicou que o grupo de gestantes é de suma importância para ajudar a lidar com várias situações durante este período de gravidez. “O projeto nos permite trocar experiência e conhecimento entre as participantes, com ajuda de especialista da área da saúde. É uma ferramenta muito eficaz que complementa o Pré Natal”, disse ela.

Toda gestante tem direito a uma gravidez saudável, um dos objetivos do projeto é prestar apoio à gestante e promover um espaço interativo para troca de conhecimento entre as mães experientes e mães primárias, por meio de palestras educativas, dinâmicas em grupo e roda de conversa. Em 2019 o trabalho continuará com formação de um novo grupo.

Notícias relacionadas