NASF comemora Dia do Agente Comunitário
Publicado em: 31/10/2018 ás 09:07:00 Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura

No mês de outubro é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Endemias, e o NASF através da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Pugmil, realizou um encontro especial para prestigiar esses profissionais.  O encontro é chamado de “festa das estrelas”, pois segundo a equipe do NASF os Agentes são considerados a Luz da UBS, sendo os profissionais que tem mais contato com a população, verificando as demandas e necessidades da comunidade e facilitando o trabalho de todos na UBS.

O encontro teve lanches e bebidas, onde os Agentes foram presenteados com lembrancinhas. A diretora da UBS Samara Faria, representando a Secretária de Saúde, fez a abertura com uma oração e falou da importância desses profissionais para a equipe e toda a comunidade. Além disso, durante o evento houve uma roda de conversa sobre a Importância do Agente de Saúde na comunidade e na Equipe de Saúde.

A psicóloga do NASF Karina Tavares, solicitou aos agentes de saúde que relatassem suas potencialidades e desafios na profissão e parabenizou o trabalho prestado a comunidade. A Assistente Social da Equipe, explicou a importância do acolhimento e da parceria com os outros profissionais.

Entre as principais atribuições dos agentes estão: o contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças através de visitas domiciliares mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; acompanhar todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe e orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.

Os agentes de saúde presentes no evento, relataram que trabalham com muito afinco, dedicação e amor! Além disso, agradeceram a homenagem e frisaram que o evento foi um momento único e que se sentiram muito felizes em participar e agregar conhecimentos.