Com o tema “Somos a favor da valorização da vida” a prefeitura de Pugmil realiza ações do Setembro Amarelo
Publicado em: 26/09/2018 ás 11:17:00 Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura

Com o objetivo de mostrar o valor e a importância de preservar a vida e de sensibilizar os jovens sobre a prevenção do suicídio, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) realizou nos dias 20 e 21 de setembro ações voltadas para a campanha Setembro Amarelo. O projeto foi realizado no Colégio Estadual Darcy Ribeiro e na Escola Municipal João Pereira da Mota.

Durante os dois dias foram realizadas palestras sobre a melhor maneira de evitar o suicídio: o diálogo. As palestras foram ministradas pelos profissionais da Assistência Social, Diretoria da Unidade Básica de Saúde, Educador físico, Fisioterapeuta e Psicólogo, além disso, o evento contou com a colaboração da Equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Equipe de Auxiliar de serviço e manutenção.

A psicóloga do NASF Karina Tavares, relatou que o suicídio é uma das causas que mais mata no mundo. “É de grande necessidade que as pessoas que estão passando por algum tipo de problema busquem ajuda. Além disso, ao falar sobre esse assunto pode evitar futuros danos. As ações do Setembro Amarelo são promovidas a fim de sensibilizar a comunidade e os profissionais para os sintomas desse problema, conscientizando que isso é uma questão de saúde pública”, disse ela.

Ainda de acordo com a psicóloga, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas que há soluções para este problema. “É relevante que toda a sociedade mantenha-se envolvida e que lutemos juntos”, finalizou ela.

A Coordenadora Pedagógica Maria explicou que o trabalho foi realizado de forma bem dinâmica, onde os profissionais abordaram o assunto, mostraram os fatores de riscos, procuraram fazer com que os alunos identificassem as principais causas e os induziram para que procurassem ajuda o quanto antes.

Na ocasião, eles também mostraram que há possíveis soluções e que o município tem serviços especializados para acompanhamento das pessoas que necessitam de ajuda.

Além da discussão sobre a temática, os profissionais convidaram os alunos para participar do grupo de adolescentes e jovens que será realizado no próximo mês na Unidade de Saúde de Pugmil.